Yves Klein

Yves Klein foi um artista importante e muito influente, considerado por alguns críticos como precursor da arte contemporânea e conceitual, assim como das performances artísticas. Moderno, Klein de fato e indiscutivelmente introduziu conceitos no universo da arte e até uma cor, inventada por ele e batizada de International Klein Blue. “Saut dans le vide” é o nome de uma das obras mais conhecidas da produtiva carreira de Yves Klein, que ainda por cima era lindo! Filho de pintores, o artista nasceu em Nice, França, em 1928, e morreu aos 34 de infarto. O MAMAC Nice, Museu de Arte Contemporânea da cidade francesa, tem salas exclusivas e permanentes com as obras de Klein, e super vale a visita. A cor, valorizada pelo artista francês, impressiona e seduz. Em uma de suas performances mais emblemáticas, Klein usou três modelos como pincéis. Nuas, elas se besuntavam com tinta Azul Klein, e carimbavam telas para formar imagens, tudo isso acompanhado de uma pequena orquestra que executava a “Sinfonia Monotônica”: uma sinfonia de uma única nota criada por ele mesmo em 1949. Na exposição “Zonas Imateriais de Sensibilidade Pictórica”, que nada mais eram do que espaços vazios, Klein propunha que a arte fosse livre de influências, que as pessoas se concentrassem na realidade de suas sensações e não na representação. O artista removia essas representações dos seus trabalhos através de pinturas sem imagens, sinfonias sem notas, e vendeu várias dessas “não imagens” para os corajosos de plantão. O vazio de cada um já era tema nas obras do artista, que anunciava, há mais de 50 anos, a grande angústia do século XXI. Para se familiarizar com as obras deste grande artista, o livro “Klein” deve ser de grande ajuda!

qwdqdwqwwqwd

MAMAC-Nice.

YK-Contemporary-Art-as-Modern-Luxury-Furniture-Spotlighting-the-Yves-Klein-Table-of-1963 (Copy)

A mesa, linda, com pigmentos Azul Klein, como a cor é chamada no Brasil, é incrivelmente linda. Pura. Também no MAMAC-Nice.

yves k (Copy)

Esta foto, um dos trabalhos mais conhecidos de Klein, se chama “Saut dans le vide”, ou Salto no Vazio, na tradução para o português.

yves k.jpg1 (Copy)

Não é linda?

yves klein book (Copy)

Capa do livro Klein, de Hannah Weitemeier pela editora Taschen.

yves klein.jpg1 (Copy)

Azul Klein.

yves klein.jpg2 (Copy)

A orquestra ao fundo toca a Sinfonia Monotônica, de uma nota só composta por Klein.

yves klein-Slide42 (Copy)

Klein dirige as modelos.

ONDE ENCONTRAR:

Livro “Klein”: americanas.com.br

mamac-nice.org

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *