Lombo Dourado

Faço esta receita há bastante tempo, e é sempre um sucesso. Ótima receita para um almoço em família, o Lombo Dourado é fácil de preparar. Você coloca no forno por duas horas, e sobra tempo para preparar outras coisas e ainda dar atenção aos seus convidados. Descobri, depois de obrigar a turma a comer vários lombos mais, digamos, consistentes, a só usar carne fresca. Faz toda a diferença, pode apostar! Prepare-se para os elogios!

O lombo fica bem caramelado. Observe a borda da travessa, mais escura. Por isso é importante colocar em um recipiente que não seja muito maior que a carne. A calda queima.

O lombo fica bem caramelado. Observe a borda da travessa, mais escura. Por isso é importante colocar em um recipiente que não seja muito maior que a carne. A calda queima.

Ingredientes:

01 lombo fresco de 01 kg aproximadamente (pode ser do tamanho de sua necessidade)

01 pote de maionese 500 g *

01 pote de Karo, tampa vermelha

03 colheres de sopa de mostarda em pasta*

01 lata de figos em calda

01 lata de ameixas em calda

01 lata de abacaxi em calda

Vinho branco seco, brandy, azeite, pimenta rosa, orégano, louro, mostarda em grão e mix de pimentas preta, verde, vermelha e branca moídas na hora.

*Eu uso a marca Heinz

Modo de fazer:

Tempere o lombo na véspera com tempero caseiro, a base de cebola, sal e alho. Coloque em travessa de maneira que não sobre muito espaço livre, quase do tamanho do lombo. Regue então com uma mistura de 1/3 de vinho branco seco, 03 colheres de sopa de brandy, 03 colheres de sopa de azeite extra virgem, 2/3 de água e os temperos de sua preferência. Eu uso pimenta rosa, orégano, louro, mostarda em grão e mix de pimentas preta, verde, vermelha e branca moídas na hora. Cubra com papel alumínio e coloque na geladeira. No dia seguinte de manhã, vire o lombo e volte a geladeira. Duas horas antes do seu almoço, coloque o lombo no forno a 200 graus por uma hora coberto com o papel alumínio. Prepare a calda com maionese, Karo e mostarda. Se você usar a maionese nacional, mais difícil de misturar, use o mixer que dá certo. Regue o lombo com essa mistura e deixe mais uma hora no forno, descoberto. Quando faltar uns dez minutos do tempo, coloque os figos,ameixas e abacaxi, ou as frutas de sua preferência (sem a calda), para que estas fiquem aquecidas. Sirva com arroz branco e batata palha. A calda fica bem caramelada, mais escura  em alguns pontos, mas o tempo entre caramelada e torradinha não é muito diferente, então fique atento. Se o seu lombo for grande, uns 02 kilos, prepare o dobro de calda indicada nesta receita.

Foto: Hardecor Blog

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *